terça-feira, 30 de outubro de 2012

Todo castigo é pouco...

Particularmente eu não acredito em azar. Respeito quem acredita, mas não creio em sua existência.
Há pessoas que descrevem verdadeiras teorias sobre sorte e azar, outras, como eu, preferem apostar suas fichas em causas e consequências, em acaso e destino, ou até mesmo em circunstâncias.

Seja como for vou contar uma pequena história verídica de um amigo de um amigo meu que viajou semana passada para Curitiba.
Qualquer outra pessoa que me contasse eu diria que era coisa de pescador ou que o elemento só estava querendo valorizar suas pitangas choradas. Mas como conheço muito este amigo de um amigo meu...foi tudo verdade!

Tudo começou em uma segunda-feira, quando o cidadão foi ao aeroporto para iniciar mais uma semana normal de trabalho indo ministrar uma palestra em um evento regional. Chegou cedo ao check-in, como não lhe é de costume, e encontrou uma fila maior que seu otimismo com a viagem.
Paciente e educado pensou: sem problemas, estou no horário e meu assento está assegurado, só tenho de despachar minha bagagem. Esperto, fez seu check-in pela internet...no dia anterior.
O que poderia dar errado?
Resposta: overbooking!
Como assim????? reclamava ele. 
O funcionário da TAM (ops...falei a operadora!), despreparado, dizia: isso é muito normal meu senhor. A ANAC autoriza a todas as companhias aéreas a prática de comercialização em excesso de 5 assentos por vôo, vulgo overbooking. O máximo que pode acontecer é realocarmos os passageiros em outros vôos e poucos nos processam.
Hummm...boa dica. Mas não nem por isso confortador.
Bom, a segunda está começando, um atraso de leve não pode lhe preocupar. Afinal, esperto que é, fez sua reserva com antecedência e seu vôo, se fosse em seu vôo, chegaria na capital paranaense por volta das 12h. Tempo suficiente para almoçar um bom churrasco sulista e preparar sua palestra com calma na tarde fria de um bom hotel. Havia deixado para preparar sua palestra no dia, pois o evento seria terça e quarta o dia todo.
O tema do evento muito lhe interessava, não queria perder nenhuma parte, mesmo sua palestra sendo na quarta.
Sabendo disso, voltemos ao aeroporto...ao overbooking. O cidadão já mais calmo se dirige à funcionária responsável pela realocação dos passageiros e diz, sem problemas, tenho um certo tempo. Me coloque no próximo vôo à Curitiba.
Sorriso no rosto e aparente tranquilidade, quando recebe a resposta.
Não há vôos para Curitiba!
Resumindo, apesar de ter acordado às 4h para pegar o vôo das 6h...só saiu de Natal, sua cidade, às 10h.....foi para Fortaleza, onde tomou um café da manhã típico de aeroporto, almoçou no aeroporto do Rio de Janeiro, passou rápido por São Paulo....e.....como (não) previsto....chegou à Curitiba por volta das 20h.
Até chegar no hotel no centro da cidade e se alojar....adeus preparação da palestra!
No dia seguinte, logicamente, não conseguiu acordar cedo para estar no evento às 8h e pensou...como estou cansado mesmo e minha palestra seria só no dia seguinte, vou ficar no hotel na parte da manhã e concluo logo minha apresentação. Vou perder algumas das melhores partes do evento, mas à tarde chego por lá com meu material pronto e finalmente, antes de ir ao evento, vou experimentar uma churrascaria curitibana legítima!
Planos refeitos.
Ao descer do quarto para o café da manhã, na primeira dentada de uma iguaria sulina...ops...mordeu algo estranho. Era seu bloco dentário que havia caído. Bloco já há mais de dez anos em sua boca e resolveu cair...naquele dia!
A manhã foi suficiente para a apresentação, mas com o dente "aberto"....adeus churrascaria!
O evento transcorreu normalmente. O cidadão aproveitou para testar sua apresentação no intervalo do primeiro dia e tudo OK.
Na madrugada de terça para quarta, por volta de 1h da matina...três mensagens de celular. Quem seria naquele horário???
Ahhh...eram só as mensagens de meu banco dizendo das compras de meu cartão de crédito de três passagens aéreas debitadas naquele instante.  Que susto! Susto? Como assim passagens aéreas???? Como assim cartão de crédito???? 
Cartão clonado. Acontece. Mas justo naquela semana????
Mensagem do banco pelo celular: Caro cliente, esse atendimento só pode ser realizado de segunda à sexta das 8h às 22h!
Há momentos em que devemos silenciar um pouco, encher o peito de ar e soltar um sonoro: P...Q..P....!!!!
Na quarta-feira, com o sono refeito, uma hora de negociação com o banco para bloquear a função de crédito, e o dever cumprido, veio a ansiedade pela apresentação. Platéia cheia e conferencistas de peso ao lado. Só pensava na combinação que fez na apresentação e no ponto alto....um vídeo com um depoimento impactante e bem humorado que guardou para o final de sua fala.
Como assim o vídeo não abre???? Mas deu tudo certo ontem!!!
A sua narração de como seria esse vídeo óbviamente não surtiu o mesmo efeito.
Bom, mas no começo do dia narrei que apenas foi bloqueado a função de crédito...e não o cartão.
E teve uma razão. Como pagar o hotel e a alimentação sem cartão?
Foi um risco calculado, mas nem por isso despreocupante.
No final do dia ele pensou, vou sacar uma grana maior, aproveitando que estava com bom saldo na conta e enfim cancelo definitivamente o cartão.
Se dirigiu à uma agência retirou o extrato e ....como assim estou no negativo????
A moça do banco não disse que a clonagem apenas afetou o cartão de crédito???
Olha extrato daqui, fuça extrato dali...achei!!!! Tenho um empréstimo consignado que foi debitado da minha conta 4 vezes esse mês ao invés de só uma.
O predestinado ligou para seu gerente que garantiu: foi uma inconsistência do sistema, mas será resolvido até o final do dia, nem se preocupe com isso.
Não foi.
Bom, já menos otimista e muito menos feliz resolveu: Vou para o hotel e saio cedo para meu vôo de volta e assim que chegar em Natal, no começo da tarde resolvo tudo em minha agência.
Check-in finalmente feito, em plena quinta de manhã, malas despachadas, nada podia dar errado. Comprou um livro do Luis Fernando Veríssimo....altamente indicado (Em Algum Lugar do Paraíso), para ter um pouco de humor numa semana incomum....quando ouve pausadamente: passageiros com destino à Natal, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e o CaráiDeAsa.....seus vôos estão cancelados! Dirijam-se ao guichê da companhia....etc...etc.
Havia um vento na cabeceira da pista que estava forçando aos aviões à arremeter.
Se ir para Curitiba saindo de Natal era difícil....imagina o inverso!
À essa altura....sem um dente....sem dinheiro, nem cartão.....e sem voltar pra casa....lhe veio à cabeça a brilhante história de Joseph Climber, personagem da companhia de humor brasiliense Os Melhores do Mundo, quando ele disse: CAAAARAAAALH........!
Mais um "não se preocupe", proferido pelo funcionário da companhia aérea, seguido de um: vamos acomodá-lo em um grande hotel com direito à jantar e café da manhã e na sexta-feira às 6h você embarca. Sim, eu disse jantar....pois o dia foi todo perdido para buscar essa solução junto a dezenas de outros passageiros.
Pelo menos o saldo literário foi positivo, pois pôde ler o livro todo.
O hotel era realmente grande....grande bost...!!! Do jeito que todos gostam....em uma região erma da cidade....carpete....e para melhorar.....o funcionário da recepção do hotel diz: nosso restaurante foi interditado pela ANVISA, mas não se preocupem (dá até coceira com essa frase quando a ouço!) nós temos um convênio com um excelente restaurante. Você pode escolher neste cardápio e nós fazemos a solicitação que no máximo em 40 minutos seu jantar será servido.
Só esqueceram de dizer que seriam TRÊS HORAS e 40 minutos. Foi jantar às 22h e dormiu para o término da semana.
A sexta só poderia lhe receber bem, pois o resto da semana foi para ser esquecido em sua maior parte. Um tempo maravilhoso em Natal, um sol comum ao resto do ano, um táxi no horário...13h30 da tarde....tempo suficiente para chegar ao Banco do Cazaquistão, como diria meu amigo Alexandre, pois do aeroporto direto ao banco dava menos de 15 minutos.....
Dava.
Em dias normais.
O Exército estava fazendo uma operação de guerra na BR-101!
DUAS HORAS para chegar ao banco!!! Quase não consegue entrar....embora tenha conseguido...entrar...pois resolver o problema...é tópico para mais algumas postagens!

Bem, mas como eu não acredito em azar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário