Hoje é celebrado o Dia Mundial do Teatro. Data que foi criada em 1961, na França, por ocasião da Inauguração do famoso Teatro das Nações, em Paris.
Exatos 30 anos após a criação da data, coincidentemente, eu comecei a estudar teatro e participar de grupos amadores. Tenho saudades desse tempo no qual criei grandes amigos e aprendi muito do que me tornei atualmente. Saber improvisar, lidar com meus medos, ultrapassar a barreira intransponível, na época, da minha grande timidez. Desenvolvi meu raciocínio rápido, aprendi a trabalhar com os insumos disponíveis, quase sempre escassos, minha atitude crítica e muitas outras habilidades que compõem a minha personalidade.
Aconselho à todos que coloquem seus filhos em escolas de teatro. É uma escola de formação de pessoas na essência da palavra.
Agora estamos há quase 30 anos desse tempo. E me peguei relendo textos e livros que me inspiravam na época, como os grandes clássicos de Constantin Stanislavski, as inovações cênicas de Bertolt Brecht, ou de Augusto Boal com seu "Teatro Invisível" e o "Teatro do Oprimido", as críticas de Martin Esslin com seu "Teatro do Absurdo", que fortaleceu à diversos dramaturgos mais atuais.
O teatro é uma arte em eterna transformação, que dificulta sua definição precisa, como já dizia Fernando Peixoto. Mas Stanislavski orientava aos atores dizendo que: "o ator deve trabalhar a vida inteira, cultivar seu espírito, treinar sistematicamente os seus dons, desenvolver seu caráter; jamais deverá desesperar e nunca renunciar a este objetivo primordial: amar sua arte com todas as forças e amá-la sem egoísmo".
Na minha opinião a arte cênica é a expressão máxima do indivíduo e da cidadania.
Durante minha adolescência e iniciação teatral pude acompanhar alguns movimentos no Rio de Janeiro como o "Teatro do Impossível", ou o divertido "Teatro do Terror" na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, ou demais movimentos nos tantos teatros da cidade. Época rica em cultura.
No meio de toda essa nostalgia registro aqui meu agradecimento à todos que conheci através da grande arte teatral e faço minha saudação à todos os Mestres e amigos.
Um grande Salve ao Teatro Brasileiro!!!!
Viva a vida com arte! E sempre que possível.... vá ao teatro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário