quarta-feira, 14 de março de 2012

Esperança Tupiniquim

Após décadas de depressão econômica e desesperança política, finalmente, o brasileiro volta a sonhar com um país mais justo e com igualdade social.
A globalização e o capitalismo desenfreado dos países do primeiro mundo deram lugar à profundas crises e reflexões sobre qual modelo econômico seguir.
O Brasil, aparentemente, alheio às inconstâncias cambiais e do mercado financeiro internacional direciona seus esforços em busca de um desenvolvimento sustentável e com redistribuição de renda. A estratégia do Governo brasileiro de oportunizar e abrir mercados aos menos favorecidos conduziu o país ao posto dos maiores países, em termos econômicos, do mundo.
Com uma inflação controlada e o país seguindo um eixo de projeção econômica surge um fenômeno de resgate de auto-estima dos trabalhadores brasileiros. Desta forma podemos, nós brasileiros, exercitar uma cidadania mais consciente e emplacar o sentimento de brasilidade com propriedade.
Ser brasileiro é ser batalhador e respeitar às origens, à cultura e à diversidade. Diversidade que nasceu dos povos oriundos desta nação tupiniquim. Povos indígenas miscigenados com europeus, africanos, asiáticos e outros tantos. Miscigenação que ao contrário de criar feudos culturais, propiciou a criação de uma identidade nacional. Isto é ser brasileiro. Isto é ser tupiniquim. Voltamos a ser tupiniquins em essência. Voltamos a ser aquele povo sonhador, porém com a vantagem de sermos cidadãos, conscientes, desenvolvidos e não mais colonizados. Voltamos a ter esperança em dias melhores.

2 comentários: