sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Até quando?

Até quando seremos obrigados a assistir esse show de horrores no Rio de Janeiro.
Semana passada estávamos conversando aqui em Natal e imaginando, será que esse mês acontecerá de novo?
Chuvas em janeiro são comuns, o descaso das autoridades e a ausência de políticas públicas...infelizmente também.
A topografia do Estado do RJ favorece, em muito, acidentes como esse em Xerém, mas que também já ocorreu em Angra, em São José do Vale do Rio Preto, em Nova Friburgo, em Itaperuna, em Teresópolis.....e por aí vai se lembrarmos os municípios que já foram atingidos.
Hoje um infeliz de um "técnico" foi à TV GLOBO dizer que o que aconteceu em Xerém foi por causa das casas construídas ao longo do rio.
Que pode ter contribuído eu tenho certeza, mas não foi nem de longe determinante.
Onde estão as políticas de prevenção? Onde está o reflorestamento da Mata Atlântica? Onde está a preservação das nascentes? Onde está o Saneamento Público? Onde estão as obras de drenagem? Onde estão as políticas que evitam o assoreamento de rios? Onde estão os discutíveis Planos Diretores? Onde está o planejamento urbano e rural? Onde está a coleta regular e seletiva de lixo? Onde estão os nossos impostos? Onde estão os famosos Royalties do Petróleo?
Para quê o Estado do RJ luta tanto por Royalties? Para onde eles vão? Para a saúde?
Habitação digna, preservação do meio ambiente, educação básica e ambiental e todas essas mazelas que citei acima não são mais premissas  e precondições para uma vida saudável?
Não há como não se indignar.
Se pensarmos e procurarmos saber quanto arrecada o Estado do RS e fizermos um comparativo com o RJ...será que é realmente necessário esses royalties? Para onde estão indo? Porque então...lá no RS, que arrecada bem menos que o RJ, é mais difícil se ouvir notícias como as que ouvimos e presenciamos todos os verões no Estado do RJ?
No RS tem problemas também, alguém pode dizer, mas há comparação?
No noticiário hoje trouxeram as informações de não sei quantos pontos de risco imediato detectado pela Secretaria de Segurança Pública no Estado do RJ há uns dois anos.....quantos destes pontos, de fato, tivemos ações emergenciais do Estado? Nem em um quinto destes. De quê adianta informação se não for para gerar ações?
De que adianta?
Pra que?
Porquê?
...
Há tempos Renato Russo narrou que se tua voz tivesse força igual à imensa dor que sentes, seu grito acordaria não só a tua casa, mas a vizinhança inteira!
Talvez, se não fosse o grande Zeca, não soubéssemos nem o que está ocorrendo em Xerém. Como "não soubemos" o que se passou no entrono de todas as cidades que citei nos anos passados, nos muitos rincões deste Estado maravilhoso, mas sofrido com tanto descaso Público.

Um comentário:

  1. Verdade verdadeira! E assim caminha o descaso político, econômico e social pelo Brasil afora...

    ResponderExcluir