terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Geraldo Pereira

Tenho lido bastante sobre os grande nomes do samba de roda.
É difícil encontrar algumas biografias e textos que falem de samba, mas tenho peneirado pela internet e feito grandes achados.
Já li e ouvi João Nogueira, Cartola, Noel, Wilson Batista, algumas coisas sobre Martinho, Dona Ivone, Nelson Cavaquinho, Candeia, Ataulfo, Ary Barroso e muitos outros.
Esse mês estou lendo a biografia do Geraldo Pereira, um dos três mestres do samba carioca: Wilson, Geraldo e Noel. Além de ser muito divertido encontro pérolas que são gravadas até hoje, como essa que foi regravada na voz do grande Zeca Pagodinho, mesmo errando a letra na gravação:

 
Pisei num despacho
Geraldo Pereira e Elpídio Viana

Desde o dia em que passei
numa esquina e pisei num despacho
entro no samba meu corpo está duro
bem que eu procuro a cadência e não acho
meu samba e meus versos
não fazem sucesso
há sempre um porém
vou à gafieira
fico a noite inteira
no fim não dou sorte com ninguém.

Mas eu vou num canto
vou num pai-de-santo
pedir qualquer dia
que me dê uns passes
uns banhos de ervas e uma guia
está aqui o endereço
um senhor que eu conheço
me deu há três dias
o mais velho é batata
diz tudo na exata
é uma casa em Caxias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário