quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Porque escolher entre Halloween ou Saci?



Vivemos em um país de multiplicidade cultural, de credos e gêneros, e deveríamos nos orgulhar disso. Pois essa grande mistura heterogênea que faz com que o Brasil seja um país de todos.
Ao mesmo tempo que nos orgulhamos disso há uma corrente de intolerância na juventude que, na minha opinião, só carrega atrasos e alimenta preconceitos.
Valorizar nossa cultura não implica em desvalorizar outras culturas.
Tenho visto muitas críticas comparativas como essa tolice de qual cultura é melhor. Não há melhor cultura, o que há é falta de cultura, hipocrisia intelectual e preconceito.
Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaii já dizia, no auge dos anos 80, "somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter".
O que falta a esses nossos jovens é beber nas fontes culturais, sejam elas de qual raiz for. Quanto mais cultura melhor. Vamos fortalecer a nossa e compreender as deles. Afinal de contas, onde vai estar essa intolerância quando chegar o Natal? Quem está afirmando que uma cultura de doces e travessuras não presta, será que vai dar presentes aos seus no dia 25/12?
Quem critica a cultura alheia será que não gosta de viajar nas férias e tirar fotos em outras culturas?
Cultura não só fortalece a história de um povo como alimenta a imaginação de crianças, que um dia se utilizarão desta para inovar e criar conexões que poderão ajudar o mundo. A falta de fantasias e incentivos à leitura pode promover um retrocesso difícil de ser corrigido.
Salve a cultura nacional! Salve a cultura internacional! Salve, antes de mais nada, a CULTURA!
E se me perguntam o que é melhor, se Halloween ou Saci, respondo sem dúvidas: os dois! Melhor é conhecer cada vez mais culturas e se apropriar de lindas histórias, lendas, lugares, cores e sabores.
Namastê! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário