quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Luto

A partir de 1822, abrindo caminho para o ouro das Minas Gerais, Dom Pedro II conheceu a região Serrana do Rio de Janeiro. Municípios que foram palcos do Brasil Imperial e homenagearam Pedro e sua esposa Tereza, surgindo Petrópolis e Terezópolis, hoje Teresópolis.
Desde àquela época o desmatamento e a construção habitacional desordenada vem sendo praticados sem muita preocupação.
Tenho muitos amigos em todos os municípios desta região, não apenas pelo trabalho que me oportunizou conhecer a fundo cada um destes municípios, mas devido à minha infância quando passava quase todas as minhas férias na cidade de Teresópolis, na casa da minha avó Heloisa.
Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Cantagalo, Natividade, Areal, Bom Jardim, Duas Barras, Sapucaia, Cordeiro, etc.
Uma região rica em história, belezas naturais e na cordialidade de um povo que sofre hoje com as chuvas e o descaso histórico de governantes e falsos "empreendedores" que desbravam e corroem as bases de sustentação naturais contra catástrofes como essas.
Os problemas das chuvas e desastres ambientais destas proporções já estão sendo frequentes em todo o estado do Rio de Janeiro. Ano passado foi na região de Angra dos Reis e Mangaratiba, mas a região Serrana já havia sido atingida em outras épocas.
Até quando veremos tragédias como essas?
Quis o destino que essa tragédia acontecesse na região com maior reserva de preservação da Mata Atlântica do país, além de ser a região berço dos movimentos agroecológicos e da agricultura orgânica do Brasil. Imaginem se não fosse por esses motivos....a tragédia seria ainda maior.
Deus abençoe ao povo desta região e receba com carinho os que se foram.

Veja como ajudar as vítimas da chuva aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário