domingo, 20 de março de 2011

Poesia e seu dia

Dia 14 de março, no Brasil, se comemora o Dia da Poesia.
Como admirador do gênero, não podia deixar de registrar, mesmo atrasado, essa data.
A poesia do dia-a-dia nos faz mais leves. Leves de alma e de coração. Uma poesia lida em momentos de angústias, ou de solidão, podem revitalizar o fôlego e acender esperanças.
Atualmente tenho lido algumas poesias e textos com lados poéticos. Especialmente em espanhol, pois estou tentando recuperar o que aprendi nessa língua e obter novo vocabulário. Estou muito enferrujado, mas tenho aprendido bastante com autores como García Lorca, Pablo Neruda e mesmo com o português José Saramago, pois ganhei um livro, de minha mãe, em espanhol. Com certeza a tradução de Pilar del Rio deu um charme maior ao texto do marido.

Para compartilhar, segue uma tradução de um texto que fala sobre algo que me fascina...um sorriso.

O Teu Riso
Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

À beira do mar, no outono,
teu riso deve erguer
sua cascata de espuma,
e na primavera, amor,
quero teu riso como
a flor que esperava,
a flor azul, a rosa
da minha pátria sonora.

Ri-te da noite,
do dia, da lua,
ri-te das ruas
tortas da ilha,
ri-te deste grosseiro
rapaz que te ama,
mas quando abro
os olhos e os fecho,
quando meus passos vão,
quando voltam meus passos,
nega-me o pão, o ar,
a luz, a primavera,
mas nunca o teu riso,
porque então morreria.

Pablo Neruda (tradução de "Tu Risa")

6 comentários:

  1. Lindo! Amo esse texto. Quando comecei a namorar o meu atual cavanhaque (risos), copiei para ele numa cartinha.
    Já assistiu "O Carteiro e o Poeta"?
    É um filme antiguinho e por isso difícil de encontrar em algumas locadoras, mas tente. É maravilhoso. Exilado numa ilha na Italia por razões políticas, Neruda conhece o carteiro semi-analfabeto encarregado de levar suas correspondências e começam um linda amizade. A fotografia do filme é incrível, trilha sonora, enredo... um dos filmes mais lindos que já assisti e que me fez chorar de emoção!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É o fresco é??? homem sensível hein!!!

    ResponderExcluir
  3. Kelly,
    Quero postar uma poesia sua!!! Saudades de vocês.
    Quanto ao filme eu vi, muito bom mesmo. Valeu a dica.

    Quanto ao Ricardo...realmente....temos isso também em comum!!!! kkk

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pode postar. Mas perto do seu blog que já é uma poesia, vou ficar até com vergonha... rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir