domingo, 14 de agosto de 2011

Ensinamentos de um menino - FELIZ DIA DOS PAIS

Conheci um menino que me ensinou bastante com sua história de vida, ainda em construção.
Esse menino me contou como o dia de hoje é importante para ele. 
Desde muito cedo perdeu seu pai em um acidente de carro. Ele tinha apenas um ano e três meses.
Disseram a ele que, nessa época, mesmo sem entender muito o acontecido ele sentiu bastante. Ficava triste e sempre brincava sozinho. À noite sua mãe o via conversar com alguém, em pé no berço, como se esse alguém seu pai o fosse. As conversas eram animadas, parecia que ele estava, em sua linguagem infantil, compartilhando com seu pai suas conquistas do dia-a-dia.
Esse menino foi crescendo, mas nunca perdeu o hábito de conversar com seu pai em momentos especiais. Conversas secretas e no meio de orações.
O Dia dos Pais na escola era sempre um constragimento para ele que não tinha a presença física de seu pai. Sua "pãe" (pai+mãe), como diz minha amiga Michele France, é que atuava nesses e em outros momentos.
À medida em que crescia sentia mais a falta de seu pai. Com quem falar sobre namoro, sobre futebol, sobre a vida de um menino que crescia?
A forma que encontrava era sua fé em suas conversas secretas. E, que de alguma forma, sempre lhe traziam respostas.
Esse menino, hoje um homem, transformou sua fé e suas atitudes em norte para sua saudade de alguém que lhe remetia a muitas histórias contadas por outros, mas que simbolizava a segurança de seus atos.
Seu pai, mesmo ausente, lhe deixou ensinamentos de sangue. Uma herança genética para fazer o bem, conquistar amigos e fazer da ética sua bandeira. Ética essa também muito exigida por sua mãe.
Este homem passou por várias conquistas e desventuras, mas hoje tem dois lindos filhos.
Um deles, o mais novo, vive com ele e lhe dá a oportunidade de passar fisicamente os ensinamentos que herdou de seu pai. A filha mora longe dele. Mas assim como aprendeu quando pequeno, a distância é só física. O amor por ela é igualmente compartilhado com o mais novo. Os ensinamentos, além dos genéticos, estão sempre presentes. No mundo virtual que vivemos alguma coisa haveria de ser positiva para facilitar essa comunicação.
Seus filhos um dia serão o espelho deste aprendizado, diz ele, e levarão aos filhos seus a importância de fazer o bem e construir uma corrente de ética e fé em prol de Dias dos Pais mais felizes e sem notícias tão tristes com o que vemos atualmente nos noticiários.
Acho que o que falta hoje para a humanidade é exercer sua essência....falta a própria humanidade.
Aos 39 anos e sempre com saudade de seu velho pai, esse menino, que se tornou homem e pai, escreve sobre seus Angelismos e outras interpretações. Sou eu. Eu sou esse menino e pude aprender com meus atos.
Esta data simboliza minha fé pelos conselhos que até hoje tenho de meu pai. Por isso se faz especial e por isso tenho força para dizer a todos os PAIS e PÃES que conheço....FELIZ DIA DOS PAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário