sábado, 11 de dezembro de 2010

100 vezes Noel

Hoje, se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 100 anos de idade. Porém a vida lhe foi mais breve. No dia 04 de maio de 1937, aos 26 anos, saía de cena o poeta da Vila Isabel.
Em uma de suas composições (Fita Amarela) Noel dizia que quando morresse ele não queria choro nem velas, mas sim uma fita amarela gravada com o nome dela. Se referindo ao seu grande amor, Lindaura, moça de vida difícil, mas dona da "linda aura" que encantou o poeta.
Àquele tempo a tuberculose era mais grave, e a associação perigosa com a bebida e as doses excessivas de cigarros venceram a maestria do samba e a malandragem poética do jovem compositor. Ídolo não só pela poesia e pelas mais de 250 músicas criadas, mas pela atitude velada de trazer o samba pro asfalto e por quebrar paradigmas e preconceitos da época.
Através de Noel, Vila Isabel passou a subir o morro e olhar de forma mais consciente a arte, a cultura e os saberes de um povo sofrido, porém feliz, que por lá vivia. De forma muito natural e sensata eliminava esses preconceitos e vivia intensamente toda a sua arte.
Suas parcerias com Cartola, Ismael Silva, entre outros, contribuiu sobremaneira para a consolidação de grandes sambas e marchas.

Salve Noel Rosa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário