Há alguns anos uma mineira de Santos Dumont, antiga cidade de Palmyra, iniciou sua trajetória de muitas lutas, conquistas e sabores por esse mundão de meu Deus. Vida com altos e baixos, como de todos que lutam por um espaço. Mas não sabia ainda que aqueles passos, sempre firmes e decididos, seriam determinantes para muitas outras pessoas.
A formação do caráter e da ética de cada um pode ser moldada com exemplos práticos de nossos antepassados. A herança genética para se fazer o bem é, hoje, uma das principais dádivas da construção da família moderna.
Nem sempre as pessoas de uma mesma família conseguem se ver ou demonstrar seus afetos e desafetos diariamente. Vivemos em um mundo globalizado, onde os valores e crenças teriam um peso muito pequeno, se não fossem aqueles passos firmes e decididos de anos passados.
Dona Joana, Vó Joana, Mãe ou simplesmente Joana é essa pessoa que conseguiu, de uma forma bastante peculiar e singular, marcar com ética os corações de todos os seus descendentes e amigos.
Quando eu tinha 10 anos de idade, essa Joana, minha avó querida, me ensinou a nunca confiar em uma pessoa que não bebe!!! Embora ela mesma não seja de beber quase. Ao longo de minha vida, me ensinou a respeitar a todos, me ensinou a imensa magia de ser rubro-negro, me ensinou a gostar de samba, me estimulou a ter uma religião e me ensinou a amá-la como amo à minha própria mãe. Minhas duas mães vivas, já que a terceira, Heloisa, não mais se encontra entre nós. Ela aparece às vezes, mas em minhas orações.
Minha avó Joana é uma mulher de fibra, com poucas e precisas palavras, com uma fé católica inabalável, com um poder de orações enorme (todos os filhos e netos recorrem às famosas velas e rezas da Vovó Joana), com um sorriso prudente, sempre se escondendo das fotografias, economista da vida, administradora dos seus e cozinheira de mão cheia (ninguém consegue copiar suas receitas).
Por tudo isso, Vó, que resolvi me juntar a todos os seus netos, filhos, noras e demais amigos, agregados e admiradores, e fazer essa homenagem. Quero que todos os que aparecem nessas fotos, e os que não consegui fotos, sintam-se autores deste vídeo. E as que forem mães, sintam-se igualmente homenageadas, pois de seus passos, daqui à alguns anos, sairão exemplos a serem seguidos, e se dará a continuidade do legado da nossa Joana matriarca, que, de certo, seguiu passos, seguidos de outros e outros e outros...
As fotos a seguir carregam muita emoção e misturam, a todo o momento, passado e presente, pois assim é que mantemos vivos nossos entes e nossas tradições. A trilha sonora é a música favorita da vovó, embora um bom e cadenciado samba pudesse representar também o amor que sentimos por ela, como o samba do Agepê que vovó adora.
Feliz Dia das Mães a todas as mães da nossa família!
Parabéns pela bela homenagem, meu amor!
ResponderExcluirFelicidades à todas as mães. Cheiro.
Que bonito, Angelo... bela homenagem!
ResponderExcluirFeiz dia das mães para a sua, para a Adelle e, claro, para a Vovó Joana!
bjs
Adorei...com certeza ela vai amar....bjs
ResponderExcluirParabéns! Ficou perfeito, primo.
ResponderExcluirUm forte abraço.
Esse é o meu filhão. Ficou muito bonito, bonito não , maraaaaaaaaaaaaaaavilhoso. Sua avó adoooooorou.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGrande Ângelo. Muito legal. Bom rever todos e ver a nova geração. Grande abraço do seu primo Renato.
ResponderExcluirVALEU MUITO ESTA HOMENAGEM E O REGISTRO DE TODA A.FAMILIA,PARABENS PELA IDÉIA
ResponderExcluir