sábado, 21 de maio de 2011

Saudades do blog

Estive por duas semana ausente de Natal e, consequentemente, sem muitas oportunidades de acesso à internet.
Na semana retrasada estive no Rio de Janeiro, trabalhando e aprendendo como sempre, com os amigos da FINEP, da UnB, da UFPE, da FIOCRUZ, etc.
Tive a oportunidade de rever amigos, como os recém promovidos à nortistas Rosena e Zeca, meu caríssimo Celso Merola, Ramiro e Cabritinha, Gérson Jogador e Norma, Claúdio e Ana Falapracarai, Marcinha, Clarice, Roberto, etc.
Pude rever minha filhota que está cada dia mais linda e amadurecendo, minha avó Joana e minha mãezinha.
Ou seja, o saldo foi bem positivo.
Essa semana que passou e acaba hoje, senti um frio danado na bela e instigante cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Uma rápida passagem por BH para dar um abraço no meu irmão Claudio e nos tios Carlinhos e Rosa.
Ouro Preto é uma cidade rica em histórias, sabores e curiosidades.
Fui também à trabalho e participei do 6° Congresso Latinoamericano de Clusters. Um grande debate sobre o desenvolvimento de APLs (Arranjos Produtivos Locais) na América Latina. A troca de informações foi bem interessante, pois tivemos 348 participantes de 13 diferentes países.
Tive a oportunidade de rever amigos e conhecer novos, tanto no Brasil como do exterior. Bons contatos com los hermanos da Argentina, da Espanha, da Colômbia, do Perú e do México. Pude praticar meu espanhol enferrijado e meu inglês bretão. Assisti a grandes palestras e pude ter contato com trabalhos fantásticos e de simples implementação, quando se tem políticas públicas que possam favorecer. Ou seja, nem tão simples assim.
De tudo que aprendi percebi que o Brasil está numa ascenção enorme economicamente falando, mas tem muito que aprender sobre política, inovação e tecnologia com nossos vizinhos latinoamericanos.

Abraços a todos! Salve o Brasil, salve a América Latina, salve salve todos os meus amigos!



Fonte: Foto capa da revista The Economist, falando 
sobre o Brasil no contexto econômico e político 
mundial. Quem quiser conhecer a matéria é a 
entitulada: Brazil takes off.

Nenhum comentário:

Postar um comentário