quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Zona da Mata, chuvas e INDIGNAÇÃO

Essa região da Zona da Mata mineira, do Espírito Santo e parte da região Serrana e Noroeste fluminense tem em comum uma topografia acidentada e residências construídas em áreas de encostas.
Não há fiscalização tampouco apoio das Prefeituras locais para pensar em conservação de encostas, rios e para combater o desmatamento crescente há décadas. Ou mesmo um Plano Diretor de fato.
Algumas pessoas pensam que a agricultura é culpada de parte disso, eu discordo. As boas práticas agrícolas dessa região ajudam a preservar o que ainda há para ser preservado. E o pior.... sem apoio dos governos.
A pecuária sim é uma das responsáveis, assim como a exploração de madeiras. A maioria das padarias dessas regiões ainda se utiliza de fornos à lenha. Embora saibamos a realidade financeira dessas pequenas empresas, essa prática já deveria ter sido proibída no Brasil qualquer que seja o empreendimento. As indústrias também se utilizam dessas madeiras.
O resultado todos os anos se repete.
Quantas vidas ainda serão necessárias serem perdidas para que alguém tome uma atitude legislativa?
Quantos "órgãos" são criados para combater esses descasos, quantos reais são desviados para "esse" fim e quantas vezes vamos ver apenas as Forças Armadas servindo de apoio pós tragédia?
Há muito que ser repensado em termos de políticas públicas para um desenvolvimento sustentável.
Há de se exigir de políticos que se profissionalizem, se capacitem e que sejam realmente capazes de gerir publicamente suas jurisdições.
É muito triste ver uma região tão bonita ser devastada e vidas ceifadas sem que possamos intervir.
Sapucaia, Além Paraíba, Itaperuna, Cardoso Moreira, Muriaé, Miraí...enfim tantas cidades, tantos amigos por lá.
Me solidarizo com meus amigos dessa região onde pude trabalhar e conhecer de perto a realidade.
A pior BR do país, que corta essa região, conhecida por Rio x Bahia, era apenas um buraco cheio de estradas....agora....o que terá restado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário